Grã-Bretanha apresenta projeto de casa carbono zero
Um medidor inteligente vai mostrar se há desperdício de energia
Um novo projeto da primeira casa que atende a padrões de conservação ambiental a serem impostos na Grã-Bretanha até 2016 está sendo apresentado nesta segunda-feira em Watford, próximo a Londres, na feira Offsite 2007.
A casa de dois dormitórios, projetada pela empresa Kingspan Off-site, tem um revestimento que faz com que ela perca 65% menos de calor do que uma casa comum. A perda de calor é uma característica importante para moradias em países fora da zona tropical, onde a calefação é amplamente utilizada no inverno.
Painéis solares, aquecedor a biomassa e mecanismos para uso eficaz de água - inclusive com a coleta de água da chuva -, estão entre as características da casa.
O ministro das Finanças da Grã-Bretanha, Gordon Brown, anunciou em seu orçamento, apresentado em março passado, que casas de carbono zero ficarão isentas do imposto sobre a transferência de imóveis.
Aquecedores a biomassa funcionam com combustíveis orgânicos como bolinhas de madeira e são classificados como "zero" em emissão de gases do efeito estufa porque a quantidade de dióxido de carbono que expelem quando em funcionamento é compensada pela quantidade absorvida quando o cultivo que deu origem ao seu combustível foi desenvolvido.
A casa tem ainda um sistema de separação de lixo que permite que material combustível seja queimado para contribuir para o fornecimento de energia doméstica.
A quantidade de energia tem um medidor inteligente para que os moradores saibam o quanto estão desperdiçando.
O conceito do cidadão "carbono zero" é compensar as emissões decorrentes do seu estilo de vida por meio de ações que retiram gases de efeito estufa da atmosfera.
Contribuição (meio atrasada na publicação) do amigo André Sereno.
4 comentários:
bastante interessante esse projeto!
Olá. Encontrei seu blog pelo google e queria saber se você conhece algum projeto que viabilize a reciclagem de água em um apartamento, como por exemplo água da pia para o vaso sanitário ou água das máquinas de lavar roupa e louça. Muito obrigada.
Muito boa a casa, espero poder achar mais detalhes do projeto...abrçs
Olá colega da blogosfera,
Parabéns pela temática do seu blog. Também sou arquiteto e mestrando em Meio Ambiente e Arquitetura Bioclimática na Univ. Polit. de Madrid. Tenho também um blog de arquitetura, onde também falo um pouco sobre essas questões, além de arquitetura em geral e outras coisinhas.
Quando puder dá uma passada lá.
abs
Henrique
http://baukunst.blogspot.com/
Postar um comentário